A expressão “olhos nas costas” nunca esteve tão perto da realidade quanto agora! O professor Wafaa Bilal vai se tornar o primeiro homem que realmente terá “olhos” observando o que acontece atrás de si. A diferença é que o “olho” em questão é uma câmera, cirurgicamente implantada na parte de trás da sua cabeça, e que documentará um ano inteiro de sua vida.
O professor, que leciona na escola de artes da Universidade de New York (NYUs Tisch School of the Arts), irá implantar em sua cabeça dentro de algumas semanas uma microcâmera acoplada a um artefato parecido com um piercing. As imagens, uma a cada sessenta segundos, serão enviadas para o museu Mathaf (Museu Árabe de Arte Moderna), do outro lado do mundo, em uma exposição de arte dinâmica aberta a todos os visitantes, chamada de “O Terceiro eu” (“The 3rd I”, no original).
A grande discussão que este fato está gerando, tanto no campus da universidade em que o professor leciona quanto em sites e jornais, é a respeito da invasão de privacidade que essas imagens podem gerar. Durante as aulas que ele estiver lecionando, uma proteção irá cobrir a câmera, em uma tentativa de acalmar os protestos dessa natureza. Mas a pergunta continua no ar: até onde é possível ir sem interferir na privacidade alheia?
2 comentários:
Olá Achei muito interessante essa postagem! Parabens, estou passando tbm para divulgar meu blog: http://vocacionalrad.blogspot.com/
Muito Obrigado e Continue assim!Vocacional Radial.
então vamos ter que rever o ditado um artigo super interessante, bom espero que um dia possa ser de beneficio para as pessoas. a ciência ta evoluindo bastante a poucos dias postei um artigo tambem sobre esse assunto , mais no meu dava visão parcial as pessoas.
Postar um comentário