Presos de SP terão que usar tornozeleira com GPS

Presos de SP usarão tornozeleira com GPSAs penitenciárias de São Paulo adotarão tornozeleiras com localizadores para rastrear detentos em regime semiaberto ou com direito a saída temporária. No sistema escolhido pela Secretaria de Administração Penitenciária, cada identificador possui um número, que pode ser enviado à polícia caso o lacre do equipamento seja rompido.

A tornozeleira pode trabalhar com GPS e dois chips de celular de operadoras diferentes, usando satélites ou triangulação de antenas para o rastreamento. Assim, três sistemas funcionam em redundância para garantir que não haverá falhas. O equipamento tem bateria interna com duração de 24 meses, dependendo da intensidade do uso, e também pode ser encontrado embaixo da água, com limite de profundidade de até cinco metros.

O Diário Oficial do Estado de São Paulo publicou nesta semana as empresas vencedoras da licitação para fornecer o produto e prestar o serviço. O governo estadual gastará mais de 50 milhões de reais no projeto. O consórcio é formado pelas empresas Spacecom (fabricante da tornozeleira), Daiken (desenvolvedora de sistemas e microeletrônica) e Sascar (que fornece programas de rastreamento em tempo real).

30 presos voluntários, escolhidos pelo bom comportamento, já testaram o serviço. Há três anos a Secretaria de Administração Penitenciária tem estudado sua adoção. Cerca de 3 mil presos, atualmente em regime semiaberto, usarão o equipamento. Aqueles beneficiados por saídas temporárias durante o ano também receberão a tornozeleira, totalizando 4,8 mil detentos monitorados.



Via: Info Online

0 comentários:

Postar um comentário