Cientista premiado por robô barman

Cientista premiado por robô barman





Alemão de 23 anos é premiado por pesquisa com robô capaz de manipular garrafas e copos atrás de um balcão. A visão de Oliver Kroemer é chegar a um modelo que misture os drinks com a perfeição de uma máquina – mas a delicadeza de movimentos de um ser humano.


Estudante de doutorado do Max Planck Institute for Biological Cybernetics, eles pesquisa formas de ensinar as maquinas a pensarem autonomamente, mas as habilidades fundamentais humanas requerem muita programação.
O grande problema é que existem centenas de nuances envolvidas: os copos devem ser segurados com firmeza, mas a força não pode ser tanta que os faça quebrar. Além disso, entre todas as taças e garrafas, o robô precisa escolher as corretas e derramar os ingredientes na dose certa.


O trabalho ainda não está finalizado mas, por seu progresso, Kroemer recebeu o prêmio de melhor resultado de pesquisa durante a International Conference on Informatics in Control, Automation and Robotics (INCINO). A conferência, que acontece anualmente em Portugal, é uma das maiores do mundo na área de informática e robótica.

O prêmio é dado com base na originalidade e qualidade, bem como relevância futura da pesquisa – basicamente, o quanto as pessoas estariam interessadas nela.
Com seu robô-barman, Kroemer se tornou o mais jovem ganhador da INCINO.


Via:  INFO Online


0 comentários:

Postar um comentário