terça-feira, 14 de setembro de 2010

Vírus da dengue em Roraima veio da Venezuela

Vírus da dengue em Roraima veio da Venezuela



Pesquisadores do Laboratório Central de Roraima (Lacen), da Universidade Federal de Roraima e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmaram que o vírus da dengue tipo 4 circulante no estado veio da Venezuela e é o mesmo que circulou há 28 anos no país. Os pesquisadores conseguiram sequenciar o genoma da dengue tipo 4, segundo a secretaria de saúde estadual.


 Eles compararam amostras atuais do vírus com informações de um banco mundial de genomas. A partir daí, foi identificado que o vírus é proveniente da Venezuela, onde é comum a doença, e que não houve mutação desde 1982.

A descoberta da origem do vírus vai ajudar a Vigilância Epidemiológica no combate à dengue no estado. Em Roraima, foram confirmados três casos de dengue tipo 4 e nove suspeitos. De acordo com a secretaria, o resultado da pesquisa será publicado em uma revista científica.

Depois de 28 anos, esse sorotipo viral voltou a entrar no Brasil. A maioria dos brasileiros não tem imunidade contra o vírus 4, o que aumenta as chances de uma epidemia. No início do mês, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, declarou que a doença está contida no estado e não há evidências de que o vírus tenha se espalhado para outras partes do país.

Os quatro tipos virais da dengue provocam os mesmos sintomas: dores de cabeça, no corpo, nas articulações e nos olhos, febre, diarreia e vômito. O tratamento é igual para todos os casos, independente do sorotipo viral.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário