Vírus da dengue em Roraima veio da Venezuela

Vírus da dengue em Roraima veio da Venezuela



Pesquisadores do Laboratório Central de Roraima (Lacen), da Universidade Federal de Roraima e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmaram que o vírus da dengue tipo 4 circulante no estado veio da Venezuela e é o mesmo que circulou há 28 anos no país. Os pesquisadores conseguiram sequenciar o genoma da dengue tipo 4, segundo a secretaria de saúde estadual.


 Eles compararam amostras atuais do vírus com informações de um banco mundial de genomas. A partir daí, foi identificado que o vírus é proveniente da Venezuela, onde é comum a doença, e que não houve mutação desde 1982.

A descoberta da origem do vírus vai ajudar a Vigilância Epidemiológica no combate à dengue no estado. Em Roraima, foram confirmados três casos de dengue tipo 4 e nove suspeitos. De acordo com a secretaria, o resultado da pesquisa será publicado em uma revista científica.

Depois de 28 anos, esse sorotipo viral voltou a entrar no Brasil. A maioria dos brasileiros não tem imunidade contra o vírus 4, o que aumenta as chances de uma epidemia. No início do mês, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, declarou que a doença está contida no estado e não há evidências de que o vírus tenha se espalhado para outras partes do país.

Os quatro tipos virais da dengue provocam os mesmos sintomas: dores de cabeça, no corpo, nas articulações e nos olhos, febre, diarreia e vômito. O tratamento é igual para todos os casos, independente do sorotipo viral.

Agência Brasil

0 comentários:

Postar um comentário